Clubes do Uruguai

Novidades

Produtos visualizados

Advertising

Camisa retrô Penarol Parmalat - URU

Novo

Cálculo do Frete

Aguardando CEP

R$119,90

Mais informações

 

 

Club Atlético Peñarol é um clube de futebol uruguaio sediado em Montevidéu, fundado em 28 de setembro de 1891 sob o nome de Central Uruguay Railway Cricket Club, também conhecido como CURCC.[2] Renomeado CURCC Peñarol em 13 de Dezembro de 1913, adotando o nome final do Club Atletico Peñarol em 12 de março 1914.[nota 1][3].

O nome deriva do bairro Peñarol localizado na periferia de Montevidéu.[4]

É o maior campeão do Campeonato Uruguaio de Futebol com um total de 50 títulos, também é considerado um dos times mais tradicionais e vitoriosos da América do Sul, já que possui 5 conquistas da Copa Libertadores da América e mundialmente é um dos mais destacados, tendo conquistado 3 títulos da Copa Intercontinenta

Fundação

Em 28 de setembro de 1891 nasceu na Villa Peñarol o Central Uruguai Railway Cricket Club (CURCC), renomeado em 13 de dezembro de 1913 pra Peñarol CURCC e por fim adotando o nome de Club Atlético Peñarol (Peñarol) em 12 de março de 1914. Alguns pesquisadores argumentam que o CURCC e Peñarol herdaram a tradição e há uma continuidade entre ambos, mesmo sendo duas instituições diferentes sociológica e jurídicamente.

Em 1892 começa-se treinar futebol, se resolve na Assembleia de 05 de maio e é designado como capitão John MacGregor. Poucos dias depois é jogado o primeiro jogo, em 11 de maio contra uma equipe de estudantes do Colégio Britânico. Foi vitória carbonera por 3 a 2.

Desde a sua criação, o presidente Roland Moor usou as cores amarelo e preto espelhando-se na Locomotiva Rocket devido a forte ligação com a empresa ferroviária (Ferro carril).