Clubes de São Paulo

Novidades

Advertising
Clubes de São Paulo
O Campeonato Paulista de Futebol, chamado também simplesmente de Campeonato Paulista, é a competição profissional desse esporte no estado de São Paulo. Está dividida em quatro divisões, e a divisão mais alta é chamada de Série A1, sendo disputada entre vinte equipes e durando tipicamente de janeiro ao começo de maio. A rivalidade entre quatro do...
O Campeonato Paulista de Futebol, chamado também simplesmente de Campeonato Paulista, é a competição profissional desse esporte no estado de São Paulo. Está dividida em quatro divisões, e a divisão mais alta é chamada de Série A1, sendo disputada entre vinte equipes e durando tipicamente de janeiro ao começo de maio. A rivalidade entre quatro dos melhores times de futebol do Brasil (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos) está marcada na história desta competição. O Paulistão, como o campeonato é popularmente conhecido, é também a liga de futebol mais antiga no Brasil, sendo realizada ininterruptamente desde 1902. É atualmente organizado pela Federação Paulista de Futebol. O primeiro clube a vencê-la foi o São Paulo Athletic Club em 1902, e o atual campeão é o Santos em 2012. O clube recordista na competição é o Corinthians, com 26 títulos.
Mais

Clubes de São Paulo Não existe nenhum produto nesta categoria.

Subcategorias

  • Outros clubes
  • - Corinthians
    O Sport Club Corinthians Paulista (conhecido apenas por Corinthians e cujo acrônimo é SCCP) é um clube multiesportivo brasileiro, sediado na cidade de São Paulo, Brasil. Foi fundado como uma equipe de futebol no dia 1º de setembro de 1910 por um grupo de operários do bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo. Seu nome foi inspirado no Corinthian FC de Londres, que excursionava pelo Brasil, sendo chamado pela imprensa brasileira da época de Corinthian's team. Foi o primeiro clube de futebol paulista a abrir espaço para jogadores pobres e o segundo no país a aceitar atletas negros no time.
  • - Palmeiras
    Sociedade Esportiva Palmeiras (conhecida popularmente como o Palmeiras) é um clube poliesportivo brasileiro sediado em São Paulo que tem como modalidade esportiva principal o futebol, com um dos times mais vencedores e de maior torcida do País. As cores do clube, presentes no escudo e bandeira oficial, são o verde e branco. O vermelho, presente desde sua fundação em 1914, foi excluído durante a Segunda Guerra Mundial, por pressão do governo nacional, na mesma reunião que formalizou a mudança de nome de Palestra Itália para Palmeiras. Seus títulos mais importantes conquistados no futebol são a Copa Libertadores da América de 1999[5] e a Copa Rio de 1951, considerado na época como um Mundial de Clubes de futebol[6], embora não seja assim reconhecido pela FIFA, que em 15 de dezembro de 2007 divulgou comunicado oficial sobre o tema[7], voltando atrás de uma decisão tomada meses antes e comunicada ao clube pelo então secretário-geral da entidade, Urs Linsi[8][9]. O Palmeiras é a equipe brasileira com o maior número de títulos de abrangência nacional conquistados, sendo o único a vencer todas as competições oficiais que disputou criadas no País, inicialmente pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e, a partir da década de 1970, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O alviverde possui 11 conquistas deste porte, com destaque maior para seus 8 títulos nacionais: 4 do Campeonato Brasileiro (1972, 1973, 1993 e 1994), principal disputa do País desde 1971; e mais 2 da Taça Brasil (1960 e 1967) e 2 do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967 e 1969), principais disputas brasileiras entre 1959 e 1970, que foram oficializadas pela CBF em 2010 também como Campeonatos Brasileiros. Além destes campeonatos, o Palmeiras já venceu no País as Copas do Brasil de 1998 e de 2012 e a Copa dos Campeões de 2000, competições também organizadas pela entidade máxima do futebol brasileiro.
  • - São Paulo
    O São Paulo FC é dentre os grandes não apenas o primeiro, como diz o hino são-paulino, mas também o mais jovem. A grande saga tricolor, porém, começou quando o futebol ainda engatinhava no Brasil, com a fundação do clube mais vitorioso da era amadora do esporte: o Club Athlético Paulistano. Tradicional e ainda em funcionamento na zona mais nobre da cidade, o CAP surgiu do desejo por um clube verdadeiramente brasileiro e que representasse a cidade de São Paulo por completo. Até então, o futebol era praticado somente por clubes de imigrantes, basicamente de ingleses ou alemães. O Paulistano nasceu na Rotisserie Sportsman (Rua São Bento, nº 61), em 29 de dezembro de 1900. Pouco mais de um ano depois, em 1902, já era Vice Campeão do primeiro Campeonato Paulista da História. Ao todo, o Paulistano conquistou 11 Títulos Paulistas, sendo quatro consecutivos (1916-1919). Grandes nomes jogaram pelo alvirrubro paulistano. Estrelas como Rubens Salles, Mário Andrada, Filó, Araken Patusca e, principalmente, Arthur Friedenreich. Boa parte deles jogaria futuramente no Tricolor Paulista.
  • - Santos
    Santos Futebol Clube (conhecido apenas como Santos) é um clube de futebol brasileiro, fundado em 1912, com sede em Santos. Eleito pela FIFA como o melhor clube das Américas do século XX, é o único clube brasileiro a conquistar, num mesmo ano (1962), um título estadual, um nacional, um continental e um intercontinental. O clube é conhecido no mundo inteiro por ter revelado o "Atleta do Século" (nomeado em 1999 pelo COI), Pelé, que começou sua carreira no Santos em 1956, com apenas 16 anos de idade. Na década de 1960, ele foi a principal estrela da maior equipe santista de todos os tempos, que obteve várias glórias ao redor do globo, entre elas as duas taças intercontinentais que o clube venceu em 1962 e 1963. O Santos, ao lado do São Paulo, é o maior campeão brasileiro da Copa Libertadores, ambos possuem 3 títulos, o clube também é o maior campeão brasileiro, ao lado do Palmeiras, com 8 títulos: 5 Taças Brasil (1961-1965), 1 Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1968) e 2 Campeonatos Brasileiro (2002 e 2004). A CBF reconheceu oficialmente esses torneios no dia 13 de dezembro de 2010.